top of page
  • contatoenzosapiomo

TV ANTIGA DEIXA PEQUENA CIDADE SEM INTERNET POR 18 MESES

Um caso bastante curioso chamou atenção do público esse mês: uma TV antiga foi a responsável por causar interferências nas redes de internet de toda uma cidade, chamada Aberhosan, situada no País de Gales, por 18 mêses conseguintes, sempre tendo essa perturbação iniciada às 7 da manhã. Os 400 moradores da cidade comunicaram a provedora de serviços de banda larga para resolverem o problema, mas após terem feito uma análise mais minunciosa, descobriram uma forte relação entre as duas.


A rede da Aberhosan é formada por cabos de fiação de cobre, modelo esse muito convencional e barato para instalações elétricas. Por ser uma alternativa mais presente em projetos, muitos eletricistas recomendam tal uso,porém os cabos de cobre são muito mais suscetíveis à interferências eletromagnéticas externas, ao contrário de seu "concorrente": a fibra óptica, que possui mais resistência nesse quesito por isolar a fiação com filetes de vidro ou plástico em torno do núcleo principal da fibra. Ultimamente, essa opção tem sido a mais aceita para prestar esse tipo de serviço, além do mais que permitem maiores distâncias.


(Cidade de Aberhosan, País de Gales/Foto: Reprodução)


Os eletricistas chegaram a trocar a fiação por uma nova, alegando que o problema poderia ser nos cabos de cobre mais "velhos", mas, como você já sabe, acabou não apresentando nenhuma melhora, que levou os mesmos a checarem toda a cidade com um analisador de espectro, para checar de onde estava vindo o maior pico de radiação eletromagnética, com ajuda de todos os habitantes, que poderiam também restrear utilizando um rádio AM/FM (para tal feito, é necessário sincronizar o aparelho em 612 KHz. Se ouvir um chiado, quer dizer que há fontes eletromagnéticas presentes no ambiente).


Não demoraram muito para perceberem que a fonte do problema se encontrava, acredite ou não, em uma TV antiga, que era ligada todos os dias às 7 da manhã pelos moradores de Aberhosan, que apresentava uma interferência enorme no ambiente. Ainda para piorar, a TV era feita de sgunda mão, mas seus detalhe técnicos, assim como a marca e modelo, não foram revelados para as mídias.


Com a origem sendo encontrada, os moradores tiveram que retirar a TV antiga do estabelecimento, e tudo depois correu bem.


Enzo Sapio Monello- RA:21434246

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page