top of page
  • Foto do escritorLeandro Fazano

"Ricardo e Vânia" O livro reportagem que mostra muito mais do que uma "lenda urbana".

Ricardo e Vânia é um livro escrito por Chico Felitti, o qual foi lançado no ano de 2019. O livro que é categorizado como grande reportagem, é um livro de leitura fácil, além disso ele contém 192 páginas.

O livro conta a história do “Fofão da Augusta”, ou melhor Ricardo Correa já que ele falava que quem o chamava de fofão da augusta não o conhecia. Vale citar que muitas pessoas tinham um certo receio/medo de Ricardo pelo seu jeito, ou até mesmo pela sua aparência. Era um artista de rua que já havia sido um cabelereiro muito disputado nos anos 70, porém esse título não se manteve por muito tempo. O “fofão” além de lidar com o preconceito das pessoas pela sua aparência e por ser Drag Queen, tinha que lidar com problemas pessoais e psicológicos como a sua esquizofrenia. Agora temos que citar Vânia que foi o amor da vida de fofão. Ela saiu da sua cidade natal e encontrou Ricardo, que o conheceu através do seu irmão que trabalhava junto com Ricardo em um salão de beleza. Hoje em dia, ela conseguiu sua mudança de sexo, e tem até entrevistas dela no Youtube falando sobre sua história.

Um fato muito importante do livro é que ele não segue necessariamente uma ordem de acontecimentos e sim de descobertas, e isso deixa o livro ainda mais atrativo pelo menos a meu ver. Opiniões: Particularmente eu virei fã do Chico Felitti. O jornalista além de ter feito uma verdadeira obra prima com esse livro, sempre manteve o respeito com todos além disso temos que citar sua extrema vontade de trabalhar e seu exímio profissionalismo. Chico precisou de muito tempo e paciência para entrevistar parentes, pessoas próximas dos protagonistas do livro. Chico também ensinou que por trás daquela “lenda urbana” e de um apelido chulo criado para Ricardo, ali existia uma pessoa que merecia respeito e que tinha sim sua história pra contar. Ainda falando sobre respeito, o autor envolve o assunto LGBT com extremo cuidado e respeito em seu livro, o que deixa tudo ainda melhor. Considerações finais: É um livro que com certeza as pessoas que leram não se arrependeram, e quem não leu não perca tempo, é uma verdadeira obra de arte. Uma narrativa super emocionante e com o jornalista/autor Chico, fazendo um trabalho de invejar e sempre cumprindo seu papel de jornalista, de ouvir todos(as) de forma igual e respeitar o espaço e opinião sempre.



LEANDRO FAZANO CARDOSO

ra:21426412

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page